Oratório significa lugar de oração. No dia 16 de maio de 2014 um grupo de leigos e dois sacerdotes da Pequena Missão iniciou no local onde mais tarde seria construído o Oratório, ao Terço da Misericórdia. Era uma sexta feira às 15hs. O Santíssimo foi exposto neste dia e logo após o término da oração, o local foi demarcado com uma cruz desenhada no chão. A construção começou dias depois e durante toda a obra se preservou o lugar do Santíssimo.

No início de agosto o Oratório foi inaugurado e no lugar da cruz no chão foi erguida a coluna sobre a qual se encontra o Sacrário.

A arquitetura simples e circular lembra o ventre de Maria, do qual o centro é Jesus.

Toda semana durante a novena em honra à Nossa Senhora do Silêncio, se faz a bênção das gestantes e daquelas que desejam engravidar.

 Significados do Oratório

  1. A forma circular lembra o ventre da Mãe de Jesus. O primeiro sacrário da terra teve a graça de conter em seu ventre o Autor da vida.
  2. O Sacrário no centro obriga os visitantes a contorná-lo. Jesus é o centro do ventre, da vida e da história de Maria. Com ela nos aproximamos de Jesus, seu Filho.
  3. As pedras significam a verdade de Maria. Não é uma parede de tijolos revestida de pedra, mas toda ela é feita exclusivamente de rochas. A mesma pedra que se vê por dentro, também se vê por fora. Isto significa que os sentimentos, a pureza, o sim e as intenções que brotaram do coração da Mãe de Deus são os mesmos que os Evangelhos externaram.